Os cérebros formados na UFSM continuam dando bons frutos e pensando longe. Um projeto de uma startup incubada na universidade, a Mobart, foi selecionado no programa de pré-aceleração Intensivo #9 Samsung Ocean USP, direcionado para equipes já estabelecidas, que possuam projetos inovadores para dispositivos móveis (smartphones, tablets, wearables, entre outros). Com o suporte da Samsung e da Universidade de São Paulo (USP), a Mobart desenvolverá uma plataforma digital mobile e desktop para gestão, comercialização e mostruário para o mercado da arte. Prova de que a Mobart pensa grande é que o site da empresa já está totalmente em inglês. Ou seja, não foca só no mercado nacional.
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A CEO da Mobart, Andrea Capssa, explicou que, por meio da realidade aumentada, é possível simular as obras de arte em qualquer espaço, em ambientes onde se deseja instalar ou expor uma obra, ou coleção de obras.
- A tecnologia permite também o compartilhamento de obras, ou coleções, com realidade aumentada, entre galerias e seus clientes, bem como vendedores e parceiros. Desta maneira, facilita-se a logística, reduzindo custos e riscos nas operações dos agentes do mercado - afirmou Andrea à assessoria de imprensa da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).
O projeto que será acelerado pelo programa já é desenvolvido na startup, mas a equipe teve que adaptá-lo, devido à dinâmica da seleção.
- Foi proposto aos participantes que usassem as suas soluções para atender algum dos 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável. Desta forma, tivemos que repensar o nosso produto durante o processo de seleção. Tivemos de repensar a persona, o modelo de negócios e as formas de monetização - contou Andrea.
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O programa selecionou 10 startups brasileiras que tiveram que passar por etapas como a apresentação do pitch em inglês, Canvas do modelo de negócios, vídeo de apresentação do protótipo, mercado de atuação, descrição da tecnologia e do produto, site, e demais informações sobre a equipe.
- O nosso produto é totalmente adequado ao portfólio do patrocinador, visto que a usabilidade do Mobart se dá por meio de mobile. A nossa expectativa ao participar deste ecossistema é ampliar o nosso network e dar maior visibilidade ao projeto em busca dos investimentos que precisamos - disse Andrea.
A Mobart já havia participado do programa BRDE Labs, conforme a coluna já havia noticiado. Agora, o programa de pré-aceleração da Samsung Ocean USP é gratuito e vai ocorrer até novembro, totalizando 14 semanas de atividades, sendo ministrado inteiramente a distância.